" />
Sexta, 10 Maio 2024

oivelho

Porque as mulheres usam alianças de ouro

joiaprincipal

 

Pergunta:

Em 1 Tim 2.9 e 1 Ped 3.3 - São ordenamentos ensinados para os cristãos do 1° Século. Então, porque as mulheres usam alianças de ouro, colares de ouro, pérolas de ouro etc.

Gostaria de deixar esses versículos das epístolas do apóstolo Paulo.

1 Cor 14.37( O que o apostolo escreve é mandamento do Senhor).

Gal 1.12(Apostolo Paulo teve revelação do Senhor Jesus Cristo.)

1 Tes 5.27( A epistola foi para todos os irmãos) -

Col 4.16( a epístola foi para todas as regiôes)

Mat 23.8 (Somos todos irmãos perante o Senhor) 

Então, irmão baseado nos versículos apresentados gostaria de saber porque não é colocado em prática pelas mulheres.

Resposta do Velho:

Amado irmão em Cristo:

Seja bem vindo e participe sempre enviando suas perguntas e, se sentir, poderá enviar um artigo que será analisado e publicado no site. Digo analisado e não censurado.

Pelo o que entendi sobre a sua pergunta o irmão está querendo deixar claro que as mulheres não colocam em prática, segundo a sua visão, o mandamento do Senhor, deixados pelo Apóstolo Paulo, mas precisamente. 

Para que todos os visitantes do site possam entender melhor, escreverei os dizeres de cada capítulo e versículo citados pelo irmão:

Primeiro Timóteo cap. 2, verso 9. 

“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos.

Primeiro Pedro Cap. 3, verso 3.

“Sabendo primeiro isto: Que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências.

Primeiro Aos Coríntios cap. 14, verso 37

“Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor”

Aos Gálatas Cap. 1, verso 12

“Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo”

Primeira Epístola Aos Tessalonicenses cap. 5, verso 27

“Pelo Senhor vos conjuro que esta epístola seja lida a todos os santos irmãos”

Epístola Aos Colossenses cap. 4, verso 16

“E, quando esta epístola tiver sido lida entre vós, fazei que também o seja na igreja dos Laodicenses; e a que veio de Laodicéia, lede-a vós também.”

Evangelho Segundo Matheus cap. 23, verso 8.

“Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.”

Porém, o irmão deixou de citar algo importante que o Apóstolo Paulo escreveu na Segunda Epístola Aos Coríntios, cap. 11.

“Paulo neste capítulo, aborrecido pelas acusaçôes que lhe eram impostas, se exaltou de forma abusiva, para mostrar e se justificar perante todos que foi o Apóstolo que mais trabalhou e o que mais sofreu pela causa do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, desfazendo sua pregação em outras partes da primeira Epístola Aos Coríntios cap. 3, onde ele escreve que ele planta, Apolo rega, mas quem dá o crescimento é Deus. Nem ele e quaisquer outros podem se exaltar, pois como escreveu mais adiante, existe diversidade de dons.

Porque escrevo isso?

É simples! Para mostrar que o mesmo que em dado momento escreve de uma forma, em outro, determina de forma diferente.

Então, qual delas foi mandamento do Senhor?

Não encontramos Paulo escrevendo mandamento para os irmãos. Há não ser quando ele diz que “bom seria que o homem não se casasse e servisse somente ao Senhor. Porém, quase ninguém quer nem pensar nisso, o que estou de acordo.

Na verdade, irmão, temos que analisar a vida do nosso irmão Paulo, do início, passando pelo meio e fim, na graça de Jesus Cristo. Pois no início, vemos um irmão carregando ainda consigo, como todo novo convertido, o ranço da Lei. Que naquele tempo, e, na verdade, até ao dia de hoje, nos países do oriente, as mulheres sempre foram e são discriminadas.

Na mesma Epístola Aos Gálatas, que o irmão citou, vemos Paulo cheio da graça de Jesus Cristo, demonstrando a suavidade da mesma quando escreve: “Porque todos quanto fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo. Cap. 3, versos 27/28.

Mostrou-nos claramente que em Cristo, não existe nenhuma diferença entre homem e mulher. Que o espírito do homem não é diferente do da mulher. 

O Senhor Jesus quando foi tentado pelos judeus acerca da mulher que ficou viúva e que segundo a Lei, o irmão do defunto teria que casar com ela e assim aconteceu durante sete vezes, então, perguntaram ao Senhor: Na ressurreição de quem ela será esposa? Qual foi a resposta do Senhor? No céu não se casam e nem se dão a casamento, pois todos serão iguais aos anjos. Ou seja, todos tomarão um corpo celestial na semelhança do corpo que o Senhor Jesus tomou.

É fácil perceber que Paulo alternava de acordo com o seu crescimento espiritual nas qualidades de Jesus Cristo, a sua forma de pensar. Não só ele, mas todos nós se crescemos nas qualidades do Filho de Deus.

Paulo pregava conforme o seu entendimento para pessoas que viviam em um regime em que as mulheres nunca tiveram os seus direitos assegurados. Onde as mulheres valiam menos do que um camelo. A genealogia sempre partia e continuava através dos homens. E assim, continua até ao dia de hoje.

Como o irmão citou o Evangelho segundo Matheus cap. 23, verso 8, para a minha pessoa neste verso está a verdade de tudo. Ou seja, só existe um Mestre, que é Cristo Jesus! Só Nele jamais foi encontrada mentira ou engano.

Por isso, não acredito em líderes evangélicos. 

Creio sim, em homens e mulheres que são usados pelo Espírito Santo para pregar o que Deus manda. Mas jamais poderão ser considerados mestres ou líderes.

Como o Senhor Jesus disse: Mestre só Ele! Nós somos todos irmãos.

Não devemos pegar ao pé da letra as escrituras, mas através da oração devemos pedir ao Senhor que nos abra os olhos espirituais para que possamos enxergar através dos seus olhos, para não dificultarmos a entrada daqueles e daquelas que querem se salvar, pelo nosso entendimento errôneo das Sagradas Escrituras.

Se o irmão analisar a passagem bíblica em que o Rei da Síria armava ciladas contra o rei de Israel, verá quanto é importante a revelação do Espírito Santo, para nos guiar em toda verdade.

Tudo o que o Rei da Síria tramava em sua câmara de dormir contra o rei de Israel, O Senhor Deus fazia saber ao profeta Elizeu e este ao rei de Israel. Desta forma, o rei e o povo de Israel eram salvos da maldade do rei da Síria.

O que fez o rei da Síria ao saber da existência de Elizeu, profeta de Deus?

Mandou o seu exército buscá-lo em Dotâ. Cercou a cidade durante a noite e, quando Geazy se levantou e viu o exército sírio cercando a cidade, entrou em pânico e foi despertar o profeta de Deus dizendo: Ai! Meu Senhor! Que faremos? Então respondeu Elizeu: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.

Se o profeta parasse nesta resposta, o seu moço, com certeza, iria pensar que ele com sua experiência estava tentando acalmá-lo.

Porém, o profeta, continuou orando ao Senhor para que abrisse os olhos de Geazy, para que pudesse ver. Ora, de que olhos ele estava pedindo a Deus para serem abertos, visto que, os de Geazy já estavam arregalados de tanto medo?

Dos olhos espirituais!

É importante salientar que se olharmos para as Sagradas Letras com os nossos olhos naturais, jamais conseguiremos enxergar a sublimidade da Graça de Jesus Cristo, em sua total plenitude.

 

CONCLUSÃO:

Não podemos comparar hábitos e costumes de povos diferentes!

Naquele tempo e na Ásia e Oriente médio, todos viviam debaixo de um jugo pesado. Além do tempo, a Lei determinava todas as coisas e sempre pesando sobre a mulher. Porém, quando Deus escolheu uma adolescente virgem para depositar nela a sua semente santa, e disse através do anjo Gabriel: Salve agraciada! O Senhor é contigo. Bendita és tu, entre as mulheres. Não a estava colocando acima das mulheres, mas a mais bem aventurada entre elas, por ter sido escolhida por Deus como terra fértil para depositar em seu útero, o seu amado filho. A partir deste momento Deus começou a exaltar a mulher, pois não precisou do homem em nada para executar o seu projeto de salvação, mas sim, da mulher. Lemos nas Escrituras que não foram os homens que doavam as suas fazendas para que o Senhor Jesus pudesse cumprir a sua missão, mas diversas servas de Deus que convertidas ao Senhor, o serviam com as suas fazendas. Não podemos exigir que hábitos e costumes daquela época e conforme já escrevi de países com cultura totalmente diferenciada, sejam aplicados em nossos dias literalmente.

Quantas servas do Senhor foram honradas e respeitadas na terra?

Várias! Débora foi a primeira Juíza a julgar o povo de Deus no Velho Testamento.

Esther foi usada por Deus para Salvar o seu povo.

Ruth fez parte da genealogia de Jesus, mesma sendo medianita, por ter confessado que o Deus da serva do Senhor, Noemi, seria o seu Deus, deixando para trás, os deuses dos seus pais.

Maria a agraciada de Deus, que levou em seu ventre durante nove meses, o filho de Deus.

Poderia citar dezenas. Mas atenho-me nas que citei acima.

O Mestre nos deixou ensinamentos no tocante à modéstia e a temperança. Se em um mundo globalizado nossas irmãs se vestirem e se portarem com discrição, estarão agradando a Deus.

Poderia escrever o dia inteiro sobre o amor do Senhor e dentro das escrituras mostrar quantas e quantas vezes o Senhor Jesus demonstrou quão importante é ter o coração e a mente limpos.

Espero ter conseguido de alguma maneira responder ao irmão. Caso discorde, favor escrever-me, pois estou sempre querendo aprender.

Deus lhe abençoe!

Comente
Se você já é registrado, faça o Login para enviar seu comentário. Se você não se cadastrou ainda, CADASTRE-SE AGORA!

Comentários(1)

  1. Esdra Nascimento--Esdra Nascimento

    Esdra Nascimento escreveu 20-03-2012 - 01:03:23

    responder

    APdD Irmão,achei maravilhosa a resposta muito profunda e bem explicada. Que Deus continue a iluminar a sua alma.Estou sempre lendo os seus artigos e aprendo muito com eles.Deus Abençôe:-)

1  

Newsletter

Assine a nossa newsletter. Não perca nenhum novo artigo ou pergunta respondida.

Nós não fazemos spam!

Search